CABEAMENTO

 ESTRUTURADO

Cabeamento Estruturado


O Cabeamento Estruturado pode ser definido como um sistema baseado na padronização das interfaces e meios de transmissão, de modo a tornar o cabeamento independente da aplicação e do layout.


A idéia central do cabeamento estruturado é cabear todo o prédio de forma a colocar pontos de rede em todos os pontos onde eles possam ser necessários. Todos os cabos vão para um ponto central, onde ficam os switches e outros equipamentos de rede.


Os pontos não precisam ficar necessariamente ativados, mas as instalação fica pronta para quando precisar ser usada. A idéia é que a longo prazo é mais barato instalar todo o cabeamento de uma vez, de preferência antes do local ser ocupado, do que ficar fazendo modificações cada vez que for preciso adicionar um novo ponto de rede.


Resumindo Cabeamento Estruturado consiste num sistema cuja infra-estrutura é flexível com a utilização de diversos tipos de aplicações sem a necessidade de alterações nos cabos de sinal, seja rede de dados (lógica), telefonia, transmissão/recepção de imagem (CFTV) e controles prediais (sensores).


Estatísticas mostram que mais de 50% dos problemas de rede encontram-se na camada física (cabeamento) fazendo com que haja degradação do desempenho, travamentos e até perda de dados.

My Image